sábado, 28 de maio de 2011

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Olá pessoal,
As inscrições já estão abertas não deixem de participar.
Abç

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Palestra: Imagem e Deficiência: trilhas da investigação

O NEPIE - Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar, do PPGEDU/FACED/UFRGS, promove a palestra Imagem e Deficiência: Trilhas da Investigação. A ministrante é a Drª Lucia Reily, professora da UNICAMP, envolvendo temáticas como Arte, História e Educação Especial. O evento é dia 27, sexta-feira, das 10h às 12h, na sala 703 da Faculdade de Educação da UFRGS. A entrada é franca. Informações no site www.ufrgs.br/faced e no NEPIE.

domingo, 22 de maio de 2011

III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica - I Coloquio Internacional de Biopolítica - y Educación

No início do século XX sueco Rudolf Kjellén introduziu o conceito de biopolítica. Várias décadas depois, sem qualquer referência ao trabalho de Kjellén, Michel Foucault fez uso deste termo para definir um dos aspectos fundamentais da política moderna: o governo da vida biológica da população. De 1974 a 1979, esta questão esteve no centro das suas reflexões. No entanto, nenhum de seus livros publicados em sua vida é inteiramente dedicada, só é abordada na última parte da vontade de saber. Recentemente, com a publicação de seus cursos no Collège de France, de 1997, esta edição, abriu uma nova perspectiva de leitura da obra de Foucault e, por outro, levou a novos desenvolvimentos que têm dominado grande parte do pensamento político nas últimas décadas na Europa, EUA e América Latina.
À luz dessas obras, em 2008 e 2009, teve lugar o primeiro eo segundo Simpósio Latino-Americano Biopolítica, organizado no Chile por uma rede de universidades. No âmbito dessas reuniões, os participantes esperavam para a Argentina para organizar uma conferência de terceiros com o intuito, entre outros, para estimular a reflexão contexto biopolítico da América Latina e envolver o maior número possível de países e especialistas da região.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

XII CORREDOR DAS IDEIAS CONE SUL 2011


XII CORREDOR DAS IDEIAS DO CONE SUL


Nosso rosto Latinoamericano.

As ideias. As experiências. As culturas.

Dias 12,13 e 14 de setembro de 2011

Local: Unisinos - São Leopoldo (RS) - Brasil

Segunda Circular do XII Corredor das Ideias

Expedida em 27 de março de 2011

Apresentação:

O Corredor das Ideias do Cone Sul é uma instância de encontro e reflexão dos humanistas, estudiosos do pensamento e das culturas latinoamericanas. É um movimento filosófico, cultural e acadêmico com o interesse de viabilizar o diálogo entre as culturas.

Envolve países do Cone Sul do continente Americano, numa faixa que vai desde a costa central do Chile até a costa sul do Brasil. O principal objetivo é pensar a integração desses países (Uruguai, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai), contribuindo para a construção de um pensamento teórico e cultural na configuração institucional de uma rede que facilite a circulação das idéias sobre os problemas dos nossos povos.

É um movimento aberto à participação de todos os latinoamericanos de outras partes da América e do Mundo. É a prática das trocas epistêmicas na âncora da latino América.

No último encontro, que ocorreu na Argentina (2010), tivemos a participação da Bolívia; na continuidade desse processo buscamos estimular novas integrações.

Com esse propósito, o Corredor das Ideias anuncia sua décima segunda edição, que se realizará na Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2011.

O tema em torno do qual ocorrerão os debates está indicado no chamamento “Nosso rosto Latinoamericano. As ideias. As experiências. As culturas.” Trata-se de situarmos questões, propostas e projetos a partir da ideia de identidade, do nosso rosto, do nosso jeito de ser, de pensar, de produzir conhecimento e cultura. Isso se efetivará na dimensão das trocas de nossos olhares, gestos, ideias, sentimentos e questões em diferentes âmbitos, como se verá nas conferências, debates e mesas temáticas.

Nesse encontro, o espírito é o da continuidade das nossas reflexões desde que começou em Maldonado
- Uruguai (1998), passando pelas sucessivas edições. Já discutimos acerca da regionalização, da globalização, da democracia, do bicentenário, do socialismo, dos ensinamentos da independência para os desafios globais, do protagonismo de nossos povos, entre outros.

Rosto fala de identidades e diferenças. Nosso rosto Latinoamericano quer convocar as nossas múltiplas e singulares representações por meio de nossas ideias, experiências e culturas. A história de nossos encontros expressa as compreensões de nossos temas e problemas, nas variações culturais de nossos povos e países, com a intenção do intercâmbio entre nossa finitude e a infinitude do Mundo mediada pela intenção de um humanismo emancipatório.

Para maiores informações clique no título.
Um abraço.