sexta-feira, 5 de julho de 2013

III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação

Boa tarde,

De 7 a 9 de outubro/2013 irei participar do III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação.
O meu resumo foi aprovado e irei apresentar o trabalho A AUTOAVALIAÇÃO COMO UMA TECNOLOGIA DE SI. 
Agora é fazer os últimos ajustes do artigo e enviar.

Dissertação de Mestrado - FORMAS DE SER PROFESSOR NA EaD: práticas que contam de si

Boa tarde,
segue abaixo o resumo da minha dissertação de Mestrado. Defendi a minha dissertação em fevereiro desde ano (2013). Pesquisar sobre a constituição do professor sempre foi foco de meu interesse. Quando iniciei como monitora de disciplinas na modalidade a distância o meu interesse cresceu e comecei a ler sobre a temática. Segue o resumo, caso alguém tenha interesse na dissertação é só me contactar.


  RESUMO 
 A presente dissertação tem por objetivo refletir e problematizar a constituição do professor do Ensino Superior que atua ou já atuou na EaD. Baseada nas ideias de Michel Foucault a pesquisa desenvolve-se na operação de conceitos/ferramentas da governamentalidade e, como constituintes desta, do governamento e da subjetivação. Como material de pesquisa foram utilizadas entrevistas-narrativas com professores que trabalham ou já trabalharam na EaD. Dividida em seis capítulos as reflexões desenvolvidas permitem ver tanto as ações de Estado, quanto teorizações de intelectuais da área da Educação e ações dos professores sobre si mesmos na constituição do professor EaD. Foi possível afirmar com a pesquisa, entre outras coisas, que cursos de formação tecnológica constituem uma aleturgia necessária para que os professores sintam-se capacitados para tal modalidade de educação e que agindo sobre os professores há uma rede discursiva que dificulta, muitas vezes, inovações no campo, pois ainda está muito balizada pela educação presencial. Também, foi possível afirmar que atravessados pelas verdades que constituem a educação presencial, os professores agem sobre si mesmos exigindo e delineando a EaD pelas formas de orientar, planejar e sentir-se professor na educação presencial. Com a pesquisa pretende-se contribuir com as discussões na área da Educação dispondo de problematizações capazes de orientar ações que permitam gerar outras formas de formação de professores para atuarem na EaD. 

 Palavras-chave: Professor. EaD. Governamentalidade. Subjetivação.